Bento Gonçalves recebe as principais fabricantes nacionais de móveis

Os principais lojistas de móveis do Brasil e importadores de 50 nacionalidades são esperados em Bento Gonçalves (RS) de 12 a 15 de março de 2018, para a 21ª edição da Movelsul Brasil – a principal feira de móveis da América Latina para o público profissional. Durante quatro dias, a Serra Gaúcha centraliza os lançamentos do setor moveleiro que vão pautar o varejo no segundo semestre do próximo ano, com expectativa de reaquecimento do mercado.

A feira reúne 200 indústrias dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Importantes fabricantes como Kappesberg, Móveis Carraro, CBP Colchões, Tramontina, Bertolini, Telasul, Santos Andirá, Caemmun e Kits Paraná estão entre os expositores confirmados.

Realizada desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a Movelsul Brasil chega a sua 21ª edição com o mérito de ter consolidado o polo moveleiro local como principal do país e alavancado o desempenho das empresas no mercado interno e internacional. Prova disso é o consolidado Projeto Comprador, que fomenta as exportações durante a feira. Na edição passada, em 2016, a Movelsul Brasil recebeu 29 mil visitantes profissionais de 48 países. A feira tem o patrocínio de Sayerlack.

 

Bento Gonçalves: polo de móveis, inovação e turismo

A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves, atualmente o maior do Brasil em número de peças produzidas (IEMI), em muito está relacionada à história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da feira Movelsul Brasil. O polo é formado por 300 indústrias e responde por 41% da indústria local. Em 2016, as indústrias moveleiras locais faturaram R$ 1,81 bilhões.

Dentro da indústria de transformação, esse segmento é o que mais emprega. É, portanto, de significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade, que tem 114 mil habitantes (IBGE, 2016). Bento Gonçalves, que possui o título de 'Capital Brasileira da Uva e do Vinho', é a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência para seus vinhos e também Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos. É um dos 65 Destinos Indutores do Turismo no Brasil.

Apostando na retomada que o setor moveleiro já sinaliza nos últimos meses, a 21ª edição da Movelsul Brasil valoriza os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design, a campanha da feira de móveis provoca o expositor e visitante: “Design é da nossa natureza”.

O design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. Esse terroir que existe no polo moveleiro de Bento Gonçalves é o grande diferencial da região e personagem de destaque na campanha do evento. Nenhuma outra feira de móveis tem como cenário o principal destino enoturístico do país. Se o lojista e o importador vêm à Serra Gaúcha para bons negócios com a indústria expositora, o Sindmóveis deseja e estimula que eles também conheçam bons vinhos, apreciem as belas paisagens e desfrutem dos excelentes atrativos turísticos.

O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, explica que a campanha – criada pela agência República das Ideias – desdobra-se em outros atributos da cidade e sua indústria moveleira: inovação, hospitalidade e bem-estar também são da nossa natureza. “Uma feira de móveis pode existir em qualquer lugar, mas a nossa história e o legado desse polo moveleiro é que tornam a Movelsul Brasil única em seu segmento, considerando, também, a excelência do Sindmóveis Bento Gonçalves na promoção do evento”, destaca.

"Ações simultâneas fortalecem a geração de negócios e conhecimento"

Projeto Comprador Movelsul terá maior edição de sua história

Apostando no otimismo do setor moveleiro em relação ao mercado internacional, a Movelsul Brasil prepara para 2018 a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 50 lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com indústrias e designers brasileiros em rodadas de negócios realizadas durante a feira, de 12 a 15 de março de 2018.

Ações como essa reforçam o compromisso do Sindmóveis Bento Gonçalves com a cadeia moveleira como um todo, desde o fornecedor de insumos e tecnologias, passando pela indústria, até o serviço do designer. O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, defende a Movelsul Brasil como estratégia de posicionamento e vendas, reforçada pelas ações voltadas às exportações do mobiliário brasileiro. “Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacionais”.

As exportações da indústria brasileira em 2017 foram relevantes e tiveram uma expansão superior, inclusive, a do setor agrícola. O Projeto Comprador Movelsul Brasil é realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com apoio da Apex-Brasil, por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture (Abimóvel) e Raiz (Sindmóveis).

 

Projeto Varejo: uma ação inédita voltada aos lojistas nacionais

A principal novidade da próxima Movelsul Brasil será o Projeto Varejo, uma ação inédita e valorosa que desafia a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Amarrando a feira, a indústria, os designers e lojistas, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade.

Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu nos últimos meses uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participantes da Movelsul Brasil. A compilação dessas informações está subsidiando o desenvolvimento de peças inéditas que serão apresentadas durante a feira. Os móveis devem ser assinados por designers, que podem ser equipes internas ou estúdios contratados.

Esses lançamentos terão destaque durante a Movelsul Brasil 2018, sendo apresentados no estande de cada expositor com um selo que atesta a participação e a preocupação dessa empresa em acolher e atender as demandas do varejo.

 

Os 30 anos do Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, apresentará durante a Movelsul Brasil 2018 os projetos premiados dessa edição, que marca os 30 anos de realização pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. O prêmio nasceu em 1988 como um projeto paralelo da feira com o intuito de estimular o setor moveleiro a agregar valor a seus produtos por meio do design.

Essa edição, atualmente, está na fase final de julgamento. Em janeiro, os 58 projetos finalistas serão avaliados em Bento Gonçalves pela comissão julgadora, composta pelos designers Bruno Faucz, Brunno Jahara, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi. Estão concorrendo produtos do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai.

Destaque nesse ano para mudanças no regulamento. Em lugar das tradicionais categorias, serão concedidas premiações para primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das modalidades – Estudante, Profissional e Indústria/Varejo. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição. Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas na indústria.

Com um histórico de 14.213 projetos inscritos até hoje, o Prêmio Salão Design tem patrocínio de Berneck Interprint.

 

Fórum Movelsul: A reinvenção do varejo – Consumo all line

            A geração de conhecimento para a cadeia moveleira terá destaque na Movelsul Brasil 2018 com a realização do Fórum Movelsul. Com o tema A reinvenção do varejo – Consumo all line, o evento terá palestras nos dias 13, 14 e 15 de março, sempre das 9h30min às 12h, no Centro Empresarial Bento Gonçalves (acesso pelo Parque de Eventos).

           Serão duas palestras por dia, abertas a toda a cadeia moveleira. Este será um evento com vagas limitadas e inscrições pagas, que podem ser feitas pelo site da feira. Ricardo Morales, da Netshoes México; Salvatore Figliuzzi, designer alemão da Interprint; Felipe Pojo, da IBM Watson e Francisco Kieling Lumertz, da Selcon Consultoria, especializada em negociação e vendas, são palestrantes já confirmados.

 

Mais sobre a Movelsul Brasil

No final da década de 1960, o setor moveleiro de Bento Gonçalves despontava na região. Em poucos anos, passou a representar a principal atividade econômica da cidade, superando o tradicional e centenário setor vinícola. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em abril de 1977 nasce o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), momento em que se organizou a feira.

A feira de móveis de Bento Gonçalves surgiu em uma época favorável, impulsionada pelo otimismo dos empresários locais com o crescimento da indústria de móveis. A primeira edição ocorreu como evento paralelo à Fenavinho, no ano em que o setor moveleiro consolidou-se como atividade líder na economia da cidade e reunindo 24 expositores.

A partir de 1988, o evento recebe o nome de Movelsul, reunindo mais de 100 expositores. A data marcou, ainda, a primeira edição do Prêmio Salão Design, que comemora agora 30 anos fomentando o design como diferencial competitivo para a indústria moveleira. A internacionalização da feira consolida-se em 2000, quando acontece a primeira edição do Projeto Comprador.

Considerada a maior feira de móveis da América Latina, a feira vem promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando as relações comerciais entre a indústria e seus clientes e incentivando as exportações através de ações direcionadas ao mercado internacional, consumidor do móvel brasileiro.

 

Serviço || Movelsul Brasil 2018

 

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

 

Para mais informações:

 

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.salaodesign.com.br

www.facebook.com/premiosalaodesign

www.instagram.com/premiosalaodesign

 

Informações para a imprensa:

 

Ana Carolina Azevedo || imprensa@sindmoveis.com.br || 54 99938-7897 2102-6800

Fontes:

Publicado em: 2017-12-14

Leia também: