Projetos finalistas estão sendo recebidos em Bento Gonçalves

Nos dias 11, 12 e 15 de janeiro, o Prêmio Salão Design recebe, em Bento Gonçalves, os 58 projetos selecionados para a etapa final de julgamento. Os finalistas são projetos de estudantes, profissionais e indústrias oriundos do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai. Nessa fase final, a comissão julgadora avalia presencialmente os concorrentes e definem os vencedores desta, que é a 22ª edição do prêmio.

A comissão julgadora dessa edição é composta pelos designers brasileiros Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e pelo alemão Salvatore Figliuzzi. Como previsto no regulamento, na segunda etapa eliminatória, os jurados avaliam a fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado na primeira etapa. Outros critérios considerados são a ergonomia, acabamento, grau de inovação formal e tecnológica, impacto ambiental e viabilidade de produção. Durante a escolha dos vencedores, produtos que exijam requisitos de segurança também poderão ser submetidos à análise técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

A principal novidade do prêmio em 2018 é que estão suprimidas as tradicionais categorias em que os concorrentes se inscreviam. Agora, cada modalidade (Estudante, Profissional e Indústria/Varejo) terá primeiro, segundo e terceiro lugares. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição. Permanece sendo concedido o troféu Professor Orientador e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro.

Com patrocínio de Berneck e Interprint, o Prêmio Salão Design é a maior premiação de design de produto da América Latina e, em 2018, comemora 30 anos de realização pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. A etapa final de julgamento será no dia 23 de janeiro, com divulgação das peças a serem premiadas na primeira semana de fevereiro. A colocação dos vencedores, entretanto, é uma surpresa que será relevada somente em março, durante a feira Movelsul Brasil 2018 – quando ocorre a cerimônia de premiação e mostra de produtos.

Para mais informações, acesse www.salaodesign.com.br e www.movelsulbrasil.com.br

Fontes:

Publicado em: 2018-01-07

Leia também: