Nesta segunda e terça, dias 22 e 23, O Prêmio Salão Design realiza sua etapa final de julgamento, com a presença dos cinco jurados e a representante do Serviço Florestal Brasil, responsável pela análise técnica do prêmio especial Madeiras Alternativas. A comissão julgadora vai avaliar um a um os 58 finalistas do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai e definirá os vencedores, que serão divulgados dia 5 de fevereiro.

                A comissão julgadora é formada por cinco profissionais do design com influência industrial, artesanal e com forte apelo sustentável em seus trabalhos. São eles: Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e Salvatore Figliuzzi. A técnica Juliana Sabino é a enviada do Serviço Florestal para escolha do Prêmio Madeiras Alternativas.

Com patrocínio de Berneck e Interprint, o Prêmio Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Nessa 22ª edição, serão mais premiações em dinheiro. Cada modalidade (Estudante, Profissional e Indústria/Varejo) terá primeiro, segundo e terceiro lugares, premiados com R$ 12 mil, R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição, independente de sua modalidade: R$ 20 mil, R$ 15 mil e R$ 12 mil.

A colocação dos vencedores é uma surpresa que será relevada somente em março, durante a feira Movelsul Brasil 2018 – quando ocorre a cerimônia de premiação e mostra de produtos, de 12 a 15 março. Para mais informações, acesse www.salaodesign.com.br e www.movelsulbrasil.com.br.

 

Saiba mais sobre os jurados:

 

Brunno Jahara (Rio de Janeiro)

 – Formado pela Universidade de Brasília e IUAV de Veneza, Brunno criou sua consultoria em design, o Jahara Studio, com foco na criação e na produção de objetos e móveis. Moldado por suas experiências na Europa, aborda temas como sustentabilidade e reciclagem de material industrial, ao mesmo tempo, transitando por outras áreas criativas. Global, mas sempre localmente inspirado, o trabalho de Jahara representa a sua formação diversa na Europa e no Brasil, trazendo uma nova leitura das diferentes culturas e sociedades em que viveu.

Bruno Faucz (Santa Catarina)

Formado em Design de Mobiliário em 2007 e pós-graduado em Master Design Internacional. Trabalhou por sete anos na indústria e viajou todo Brasil pesquisando aspectos ligados ao "momento de compra". Em 2013, iniciou o próprio Studio de Design, que prioriza os pilares Mercado – Indústria – Design. Já expôs em São Paulo, NYC, Paris e Milão. Uma de suas peças está no livro "Design Brasileiro de Móveis", que conta com os principais destaques de peças de assento de 1928 a 2013.

Letícia Grisa (Rio Grande do Sul)

Designer de Produto pela Universidade de Caxias do Sul e Especialista em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já atuou no segmento de mobiliário e automotivo. Com passagem pelo Poli.Design de Milão e background industrial, dividiu seus conhecimentos como professora nos cursos de Design da UCS por oito anos. Hoje é sócia diretora da UNT Intelligence Design, empresa gaúcha especializada em design estratégico de produto, finalista e premiada no Prêmio Salão Design.

Nicole Tomazi (Rio Grande do Sul)

 Atua unindo o design e a produção artesanal desde 2007 por meio do desenvolvimento de peças autorais na sua marca Oferenda Objetos. Seus produtos foram expostos internacionalmente no Salone Satellite e Fuori Salone, em Milão. Vencedora do Prêmio Planeta Casa 2012 e finalista do Salone Satellite Award 2012 e 2013, é mestre em Design com pesquisa voltada ao território e cultura e, atualmente, desenvolve projetos voltados ao design territorial, peças de autoprodução para sua marca e também projetos para indústrias nacionais.

Salvatore Figliuzzi (Alemanha)

Alemão, de origem italiana e mora próximo à cidade alemã de Colônia, um dos mais importantes hubs moveleiros do mundo. Trabalha na indústria de design de superfície há 30 anos e tem toda a sua experiência profissional orientada ao design e à criatividade. Seu foco profissional é garantir que o design aproxime as pessoas através da comunicação e da emoção. Atua desde 2006 na Interprint e atualmente é diretor de Marketing e Design para o Grupo Interprint.

Fontes:

Publicado em: 2018-01-22

Leia também: