Prêmio Salão Design anuncia a lista de vencedores de sua 22ª edição

Orgulhosamente, o Prêmio Salão Design anuncia a lista de vencedores de sua 22ª edição, que marca os 30 anos de realização do projeto pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. São 12 premiações em dinheiro para Estudantes, Profissionais e Indústrias/Varejo, além de três menções honrosas, um Prêmio Madeiras Alternativas e um troféu Professor Orientador. Essa edição, a primeira em que as tradicionais categorias foram substituídas pela colocação em primeiro, segundo e terceiro lugares, mostrou tipologias diferentes de produtos, com novas possibilidades de uso e peças com diferentes aplicações dentro do ambiente. Os premiados são projetos do Brasil, Argentina e Uruguai.

O Prêmio Salão Design é a mais representativa premiação de design de produto da América Latina

O Prêmio Salão Design é a mais representativa premiação de design de produto da América Latina e já teve 14.213 mil projetos inscritos em sua trajetória. O diretor do prêmio, Eduardo Nuncio, relembra que a ideia surgiu num momento crucial para a indústria moveleira nacional, em 1988 – quando o país enfrentava uma crise econômica e existia uma demanda de diferenciação para retomada do consumo de móveis. “Nesses 30 anos, criamos um ambiente de genuína troca entre os concorrentes, a organização e a comissão julgadora. Muitos dos principais nomes do design brasileiro da atualidade foram revelados a partir do prêmio, que estende seu alcance também para a América Latina”, destaca.

Comissão julgadora

A comissão julgadora dessa edição foi composta pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi. Para Brunno Jahara, o grupo de vencedores apresenta certa unidade de conceitos, a partir de peças que mostram uma melhora no entendimento do mercado e suas tendências. “Eu sempre insisto que os estudantes, profissionais e designers inscrevam suas peças no prêmio, pois é uma boa maneira de melhorar a qualidade da produção e reconhece o real valor de um bom projeto”, reforça.

Além dos prêmios em dinheiro e menções honrosas, o Prêmio Salão Design reconhece o trabalho dos professores de design na orientação de seus alunos com o Troféu Professor Orientador – nesse ano concedido ao professor Gabriel Deber, da Escuela Universitaria Centro de Diseño, de Montevidéu, pelo projeto Mesa Quebrada, do aluno Agustín dos Santos Farias. Outra categoria especial é o Prêmio Madeiras Alternativas, promovido em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, que premia a melhor peça da edição construída com madeiras consideradas não muito exploradas pela indústria madeireira. Como premiação pela Penteadeira Nena, o estúdio Em2 Design, do Rio de Janeiro, vai ganhar uma expedição ao Laboratório de Produtos Florestais, em Brasília, e áreas de manejo florestal sustentável em Rondônia.

Com patrocínio de Berneck e Interprint, o prêmio muda nesse ano sua dinâmica de premiação. Em lugar das tradicionais categorias como móveis para sala e acessórios domésticos, cada modalidade (Estudante, Profissional e Indústria/Varejo) terá primeiro, segundo e terceiro lugares, além de três superprêmios para os melhores produtos da edição, independente de sua modalidade. A colocação dos vencedores, entretanto, é uma surpresa que será relevada somente em março, durante a feira Movelsul Brasil 2018 – quando ocorre a cerimônia de premiação e mostra de produtos, de 12 a 15 março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Depois, em agosto, os vencedores serão expostos durante o DW! São Paulo Design Weekend, na feira High Design – Home & Office Expo.

Para mais informações, acesse www.salaodesign.com.br e www.movelsulbrasil.com.br.

 

Premiações – em ordem alfabética

 

Estudantes:

 

Coleção Diagonal, design de Gabriel Paim Barbeiro (Universidade de Caxias do Sul/Caxias do Sul RS)

Inspirada por linhas simples, agrupadas, inclinadas e também dispostas paralelamente, utilizadas como base e corpo das luminárias.

 

Mesa Quebrada, design de Agustín dos Santos Farias (Escuela Universitaria Centro de Diseño/Montevidéu) e Prêmio Professor Orientador para Gabriel Deber

Peça auxiliar de tamanho pequeno feita com varas ferro. Simples assim. Toda a estética da peça se constrói a partir dos espaços vazios entre suas hastes.

 

Poltrona Flor, design de Artur de Menezes Fernandes (Universidade Norte do Paraná/Londrina PR)

Resultado do estudo de formas traduzidas em linhas fluidas.

 

Profissionais:

 

Biblioteca Latorna, design de Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Cordoba/Argentina)

Sistema aberto que pode se adaptar em configurações diversas. São apenas dois elementos: colunas e prateleiras.

 

HUM, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu/UY)

De aspecto leve, é feito em carvalho e revestido em fibras naturais. Disponível em três tamanhos: sofá simples, sofá de 3 lugares e chaise longue.

 

Linha Zina, design de Zanini de Zanine, Studio Zanini (Rio de Janeiro/RJ)

Linha inspirada em móveis de ferro brasileiros dos anos 1950, reunindo um mix de materiais contrastantes como o aço carbono, tecido e madeira maciça. 

 

Luminária Costureira, design de André Ferri (Belo Horizonte/MG)

Luminária feita artesanalmente em marcenaria, pode ter seu tubo girado em 360º, controlando a luminosidade.

 

Poltrona Lina, design de Leo e Fernanda Mangiavacchi, Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro/RJ)

A estrutura que conjuga metal e madeira traz uma mistura de leveza com riqueza sensorial. 

 

Varanda: design de Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu/UY)

A linha Varanda cria jardins urbanos considerando os pequenos espaços de convivência que temos ao nosso redor. A coleção é composta por jardineira, bancos e mesas.

 

Indústrias:

 

Mesa Falésia, Lider Interiores (Carmo do Cajuru/MG) com design de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite – Plataforma 4

Estrutura em madeira maciça e tampo folhado. Destaque para a fenda central com aplicação de marchetaria nas extremidades.

 

Mini Nadda, Iluminar (Belo Horizonte/MG) com design de Francisco Esteban Terroba

O diferencial principal do projeto, além de suas dimensões reduzidas, é o sistema basculante de regulagem manual de inclinação vertical.

 

O2 talheres, Alma Design d’Auteur (Curitiba/PR) com design de José Manuel Carvalho Araújo

Com dupla func?a?o – hashi + garfo/faca –, esse conjunto é feito em aço inox 316 modelado.

 

 

Prêmio Madeiras Alternativas

 

Penteadeira Nena, design de Mariana Beting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro/RJ)

Criada para ser uma penteadeira, Nena possui espelho retroiluminado com fitas de led e acabamento em bisoté, além das gavetas com múltiplos repartimentos para acomodar objetos. Madeira identificada: Cariniana SP e laminado

 

 

Menções Honrosas

 

Castiçal Veleiro, design de Giuliano Perretto e Max Kampa, Ventura Lab (Curitiba/PR)

Vela é de acender ou velejar? Esse finalista do Prêmio Salão Design brinca com o duplo sentido da palavra. 

 

F.LY, design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolii (São Paulo/SP)

Ousada, a luminária F.LY é uma representação das ramificações de uma folha não simétrica. É feita em papel especial com PH neutro, o que evita o amarelamento e aumenta a durabilidade da peça.

 

Hoop Lamp, design de Daniel Simonini e Niccolo Adolini, Adolini+Simonini para Martinelli Luce (São Paulo/SP)

Essa luminária de mesa presta uma homenagem a Angelo Mangiarotti, ao reinterpretar a mesa Eros, concebida pelo mestre italiano nos anos 1970. 

 

 

 

Fontes:

Publicado em: 2018-02-05

Leia também: