Saiba mais sobre o Projeto Raiz de incentivo

O Projeto Raiz de incentivo à internacionalização de designers nacionais, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), inicia as atividades do ano dando sequência ao cronograma de exposições itinerantes pela Europa.

Após o sucesso das duas edições realizadas em Roma, Itália (junho de 2017) e Paris, França (Setembro de 2017), as criações de 18 estúdios de design seguem para a capital da Suécia, em Estocolmo. Participam studiopoli, Noemi Saga, Sergio Fahrer e Jack Fahrer, NDT Design, Aristeu Pires, Paulo Alves, estudiobola, Ronald Sasson, ITENS por Ana Neute, Jader Almeida, Leo Romano, Guto Indio da Costa, Marta Manente, Alessandra Delgado, Plataforma 4, Carol Gay, Cristiano Valle e Gustavo Martini.

Com apoio da Embaixada do Brasil em Estocolmo e do Ministério das Relações Exteriores, o evento acontece entre os dias 06 e 28 de fevereiro na galeria de arte Alma Gallery, e faz parte do catálogo oficial de atrações do circuito da Stockholm Design Week. Além de expor a qualidade do traço brasileiro, a proposta é estabelecer a conexão direta entre designers, lojistas, fabricantes e investidores para crescente inserção às cadeias de licenciamento e distribuição no mercado europeu.

Para inaugurar a exposição, são previstas palestras dos designers Camila Fix (Plataforma 4), Gustavo Martini e Ricardo Rodrigues (NDT Design), membros do Projeto Raiz, que apresentarão individualmente um panorama da carreira e suas principais criações. Edson Busin, diretor de comunicação do Sindmóveis, também participará da cerimônia, destacando o valor dos profissionais brasileiros e convidando para visitarem a Feira Movelsul, maior feira moveleira da América Latina, de 12 a 15 de março de 2018 em Bento Gonçalves, que será palco dos premiado do Salão Design – prêmio de design de produto assim como dos designers brasileiros que ambientarão o lounge VIP da Feira.  A próxima ação do Projeto Raiz acontecerá na Feira Movelsul, com projeto comprador e imagem e logo após, durante a Semana de Design de Milão e o tradicional ISaloni, em abril.

Sobre o Projeto Raiz

A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil sempre deixa a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Esta é a percepção do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que, através do Projeto Raiz (Raiz Project), estimula a geração de negócios para os estúdios de designers com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse nos mercados norte-americano e europeu.

A partir de ações voltadas para a conquista do mercado internacional, o Projeto intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada dos designers de móveis nos mercados prioritários com todo suporte necessário e a partir da segmentação do grupo conforme seu nível de internacionalização.

O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir de 2016 passou a ser realizada em São Paulo com novo nome: High Design – Home &Office Expo.

Exposição Raiz Project- Estocolmo
Data: