Representantes das principais indústrias expositoras, além de autoridades e dirigentes do setor moveleiro, congregaram em torno da retomada na abertura oficial da Movelsul Brasil 2018, a maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador. Predominou o discurso de otimismo, com expectativa de que a feira gere grandes negócios para a indústria de móveis e complementos. De 12 a 15 de março, a feira promovida pelo Sindmóveis Bento Gonçalves reúne 246 expositores com lançamentos que vão pautar o varejo na próxima temporada.

O valor do trabalho permeou todo o pronunciamento do presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves, Edson Pelicioli. Em sua fala, ele destacou que o sentimento de otimismo do expositor é um reflexo do extenuante trabalho que a organização da Movelsul Brasil teve nesses dois anos de planejamento e que culminou na reinvenção da feira, com novos projetos de fomento aos negócios e geração de conhecimento com o Fórum Movelsul. “Uma feira do porte da Movelsul Brasil é muito mais que um evento de quatro dias para a indústria moveleira. Por trás de cada edição, existe um tremendo trabalho para gerarmos uma percepção positiva sobre o móvel brasileiro em torno da competitividade, da inovação e da eficiência em gestão”, salienta.

Pelicioli destacou, ainda, o protagonismo do Sindmóveis Bento Gonçalves na condução da feira Movelsul Brasil desde 1977. O presidente frisou que a Movelsul Brasil é a feira do setor moveleiro nacional, organizada pela indústria moveleira e para a indústria moveleira. “Somos um setor que emprega, que produz e que gera a verdadeira riqueza. A nossa resposta em qualquer situação é sempre o trabalho. Lugares precisam de pessoas para terem vida e de móveis para terem uso. Quem precisa de móveis, precisa que continuemos produzindo sempre”.

Autoridades reconhecem o protagonismo da Movelsul Brasil

Reconhecendo o forte potencial da feira para o mercado internacional, o representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Manfre, destacou que menos de 0,5% da produção moveleira é exportada. Ele saloienta que a Apex-Brasil apoia o setor moveleiro desde 1977, com projetos exitosos em parceria tanto com o Sindmóveis quanto Abimóvel. Pontos fortes da indústria moveleira, segundo Manfre, são a capacidade produtiva, diversidade de produtos e custo-benefício com tecnologia presente. “O Brasil concorre num cenário absolutamente competitivo, então temos como desafio sermos reconhecidos como lançadores de tendências. Um planejamento para o mercado internacional deve estar presente no planejamento do empresário, pois a cultura exportadora é fundamental . Queremos ser reconhecidos comparativamente com os grandes do mundo. Se não estivermos prontos a agir internacionalmente, os concorrentes o farão”, estimula Manfre.

Em seu pronunciamento, o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, salientou que a Movelsul Brasil tornou-se uma referência para o Brasil e que nesses tempos de transformação o Estado conta com a força de empreendedores como os do setor moveleiro. “É verdade que tivemos tempos difíceis, mas também é verdade que podemos ver sinais da retomada. Sabemos que essa travessia não terminou, mas as sementes que o empreendedor plantou começam a dar frutos, como a tecnologia e os investimentos em inovação”, pontua. Na mesma linha, o prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin reforçou que a feira é um grande marco na virada de página para o entendimento Brasil que temos e o Brasil que queremos.

Com patrocínio de Sayerlack e Berneck, a Movelsul Brasil 2018 reúne expositores de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Realizada desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, a feira chega a sua 21ª edição com o mérito de ter consolidado o polo moveleiro local como principal do país e alavancado o desempenho das empresas no mercado interno e internacional.

Serviço || Movelsul Brasil 2018

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)