A noite dessa quarta-feira, 14, foi de emoção para os vencedores do Prêmio Salão Design 2018, com a realização da cerimônia onde foi revelada a colocação dos premiados e os produtos eleitos como “superprêmios” da edição:

Quais são os estúdios premiados no Salão Design 2018?

  • André Ferri, de Belo Horizonte
  • Enbruto, de Cordoba, do Rio de Janeiro
  • Studio Zanini, do Rio de Janeiro

Além deles, foram entregues os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria/Varejo.

Porque essa edição é do Prêmio Salão Design?

Essa edição, que marca os 30 anos de realização do Prêmio Salão Design pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, apresentou uma pluralidade nas tipologias de produtos, com peças para usos múltiplos e aplicações diversas dentro do ambiente. Os premiados foram projetos de mobiliário e complementos do Brasil, Argentina e Uruguai – de tradicionais poltronas até talheres e varandas portáteis. A comissão julgadora dessa edição foi composta pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi.

A história do design de móveis no Brasil e na América Latina não pode ser contada sem um capítulo dedicado ao Prêmio Salão Design. Criado em 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves como uma atração paralela da feira Movelsul Brasil, o prêmio nasceu para impulsionar a indústria moveleira a investir no design como ferramenta de diferenciação por inovação. Essa semente plantada no polo moveleiro de Bento Gonçalves ganhou o país e, depois, os vizinhos latino-americanos e as fronteiras do mundo. Até hoje, já foram 14.213 projetos inscritos.

No seu pronunciamento durante a cerimônia, o diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, exaltou a trajetória dessas três décadas e a importância da iniciativa no fortalecimento do design latino-americano: “Nós somos o Prêmio Salão Design, somos forma, função, processos, emoção. Somos o próprio design e as 15 mil histórias dos 15 mil projetos que escreveram essa história. Nesses 30 anos, tanta coisa mudou, mas nunca o nosso propósito de ecoar novos talentos, de aproximar o designer da indústria e de premiar boas ideias”, salienta.

Após a mostra na Movelsul Brasil 2018, o Prêmio Salão Design terá mais uma exposição, em agosto, durante o DW! São Paulo Design Weekend, na feira High Design – Home & Office Expo. O patrocínio ao prêmio é de Berneck e Interprint.

 

Prêmio Salão Design 2018 – os premiados

 

Superprêmios:

 

1º lugar

Luminária Costureira, design de André Ferri (Belo Horizonte/MG)

Luminária feita artesanalmente em marcenaria, pode ter seu tubo girado em 360º, controlando a luminosidade.

 

2º lugar

Biblioteca Latorna, design de Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Cordoba/Argentina)

Sistema aberto que pode se adaptar em configurações diversas. São apenas dois elementos: colunas e prateleiras.

 

3º lugar

Linha Zina, design de Zanini de Zanine, Studio Zanini (Rio de Janeiro/RJ)

Linha inspirada em móveis de ferro brasileiros dos anos 1950, reunindo um mix de materiais contrastantes como o aço carbono, tecido e madeira maciça.

 

Estudantes:

 

1º lugar

Coleção Diagonal, design de Gabriel Paim Barberio (Universidade de Caxias do Sul/Caxias do Sul RS)

Inspirada por linhas simples, agrupadas, inclinadas e também dispostas paralelamente, utilizadas como base e corpo das luminárias.

 

2º lugar

Poltrona Flor, design de Artur de Menezes Fernandes (Universidade Norte do Paraná/Londrina PR)

Resultado do estudo de formas traduzidas em linhas fluidas.

 

3º lugar

Mesa Quebrada, design de Agustín dos Santos Farias (Escuela Universitaria Centro de Diseño/Montevidéu) e Prêmio Professor Orientador para Gabriel Deber

Peça auxiliar de tamanho pequeno feita com varas ferro. Simples assim. Toda a estética da peça se constrói a partir dos espaços vazios entre suas hastes.

 

 

Profissionais:

 

1º lugar

Poltrona Lina, design de Leo e Fernanda Mangiavacchi, Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro/RJ)

A estrutura que conjuga metal e madeira traz uma mistura de leveza com riqueza sensorial.

 

2º lugar

HUM, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu/UY)

De aspecto leve, é feito em carvalho e revestido em fibras naturais. Disponível em três tamanhos: sofá simples, sofá de 3 lugares e chaise longue.

 

3º lugar

Varanda, design de Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu/UY)

A linha Varanda cria jardins urbanos considerando os pequenos espaços de convivência que temos ao nosso redor. A coleção é composta por jardineira, bancos e mesas.

 

Indústrias:

 

1º lugar

O2 talheres, Alma Design d’Auteur (Curitiba/PR) com design de José Manuel Carvalho Araújo

Com dupla func?a?o – hashi + garfo/faca –, esse conjunto é feito em aço inox 316 modelado.

 

2º lugar

Mini Nadda, Iluminar (Belo Horizonte/MG) com design de Francisco Esteban Terroba

O diferencial principal do projeto, além de suas dimensões reduzidas, é o sistema basculante de regulagem manual de inclinação vertical.

 

3º lugar

Mesa Falésia, Lider Interiores (Carmo do Cajuru/MG) com design de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite – Plataforma 4

Estrutura em madeira maciça e tampo folhado. Destaque para a fenda central com aplicação de marchetaria nas extremidades.

 

 

Prêmio Madeiras Alternativas

 

Penteadeira Nena, design de Mariana Beting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro/RJ)

Criada para ser uma penteadeira, Nena possui espelho retroiluminado com fitas de led e acabamento em bisoté, além das gavetas com múltiplos repartimentos para acomodar objetos. Madeira identificada: Cariniana SP e laminado

 

Menções Honrosas

 

Castiçal Veleiro, design de Giuliano Perretto e Max Kampa, Ventura Lab (Curitiba/PR)

Vela é de acender ou velejar? Esse finalista do Prêmio Salão Design brinca com o duplo sentido da palavra.

 

F.LY, design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolii (São Paulo/SP)

Ousada, a luminária F.LY é uma representação das ramificações de uma folha não simétrica. É feita em papel especial com PH neutro, o que evita o amarelamento e aumenta a durabilidade da peça.

 

Hoop Lamp, design de Daniel Simonini e Niccolo Adolini, Adolini+Simonini para Martinelli Luce (São Paulo/SP)

Essa luminária de mesa presta uma homenagem a Angelo Mangiarotti, ao reinterpretar a mesa Eros, concebida pelo mestre italiano nos anos 1970.

Fontes:

Publicado em: 2018-03-14

Leia também: