O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem o Projeto Raiz (Raiz Project), iniciativa que visa fortalecer e posicionar designers brasileiros no mercado externo por meio de ações direcionadas. Mirando a América do Norte, pelo terceiro ano consecutivo os profissionais participam da 30ª edição da International Contemporary Furniture Fair (ICFF), considerada a principal vitrine do setor de mobiliário nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio em Nova Iorque.

Neste ano, 12 estúdios de design apresentam, individualmente, o que há de mais conceitual e criativo em seus produtos.

• Faro Design
  • Guto Indio da Costa
  • Jader Almeida
  • Marta Manente
  • NDT Design
  • Noemi Saga Atelier
  • Paulo Alves
  • Plataforma 4
  • Reboh Design
  • Sérgio Matos
  • Studio Poli
  • Wagner Archella

A ação tem apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque. A direção do projeto avalia a competência de cada designer para atender às exigências do consumidor americano, além de disponibilizar atendimento individual e personalizado aos profissionais que desejam fomentar o contato comercial na região. A inteligência estratégica do Projeto Raiz busca oportunidades em duas frentes: promoção dos designers para inserção dos profissionais às cadeias de licenciamento e distribuição e a busca de nichos próprios de mercado por meio da inovação em processos e produtos, fato que possibilita a negociação de projetos especiais e cessões de patentes; oportunidades para exportação do movel assinado, em parceria entre designer e indústria.  Atualmente, cerca de 40 estúdios de design fazem parte do projeto, que se mantém sempre disponível à novas adesões.
A ICFF compreende aproximadamente 700 expositores e aguarda a visita de mais de 30 mil profissionais, entre

• Designers de interiores
  • Arquitetos
  • Varejistas
  • Representantes
  • Distribuidores
  • Gerentes de instalações
  • Desenvolvedores
  • Fabricantes
  • Designers de lojas
  • Visual merchandising

Como será representando o design brasileiro na ICFF?

O design nacional será representado por peças de mobiliário para interior e exterior e objetos de decoração. Os brasileiros trabalham com uma extensa gama de materiais e processos, e possuem uma miríade de estilos e identidades estéticas que traduzem a riqueza da cultura tupiniquim. As peças de alto padrão mesclam materiais sustentáveis como alumínio reciclado, madeira de reflorestamento, fibras e corantes naturais, matérias-primas de baixo impacto ao meio ambiente.

Com o Projeto Raiz o  design braseiro se apresenta ao mundo

Desde o início de 2017, após investimento de U$ 500 mil dólares, o projeto participou das principais feiras nacionais e internacionais do setor. Na Europa, além da tradicional Semana de Design de Milão, uma exposição itinerante circulou pelas Embaixadas do Brasil em Roma, Paris e Estocolmo. No que diz respeito ao mercado americano e adjacências, além da ICFF, os designers que integram o Raiz inauguraram um showroom poup-up em Miami, e participaram de prospecção com indústrias na feira High Point na Carolina do Norte. No Brasil, as ações começaram durante a High Design Home & Office Expo com a vinda de empresários, importadores e jornalistas interessados no produto brasileiro e a promoção de rodadas de negócios.

Só neste ano, o Projeto encabeçou a vinda de 70 compradores internacionais à Movelsul Brasil, maior feira de mobiliário da América Latina e promoveu uma exposição sobre o sentar do brasileiro durante o FuoriSalone, em Milão. Nesta ocasião, alguns designers que integram o Raiz posicionaram individualmente suas mostras para lançamentos de coleção na capital italiana do design.

Sobre o Projeto Raiz

O Projeto Projeto Raiz (Raiz Project) foi criado em 2012, como um braço do Projeto Orchestra Brasil (existente desde 2006), uma parceira entre o Sindmóveis e a Apex-Brasil, voltada para a internacionalização da cadeia de fornecedores da indústria moveleira brasileira. Em 2012 foi então inserido o segmento de design que em 2014 recebeu o nome de Projeto Raiz (Raiz Project), como resultado do Design Challenge, uma iniciativa desenvolvida ao longo do último ano com os estúdios, onde o objetivo era gerar experiência na criação de produtos a partir da visão de uma equipe norte-americana. A marca expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional.

A partir de ações voltadas para a conquista do mercado internacional o Projeto Raiz (Raiz Project) intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada dos designers de móveis nos mercados prioritários com todo suporte necessário e a partir da segmentação do grupo conforme seu nível de internacionalização.

Projeto Raiz – ICFF 2018

Data: 20 a 23 de maio

Domingo, das 10h às 17h; Segunda e Terça, das 10h às 18h; Quarta, das 10h às 16h

Local: Javits Center, Nova Iorque