Com desempenho superior à indústria de móveis do estado e do Brasil como um todo, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um crescimento de 13% em suas exportações de janeiro a agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme dados levantados junto ao Ministério da Economia / Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as empresas locais exportaram 29 milhões de dólares nos oito meses de 2019.

Quem são os principais compradores de móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves?

O principal comprador dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves é o Uruguai, e outros destinos principais são:

  • Arábia Saudita
  • Chile
  • Colômbia
  • México
  • Panamá
  • Paraguai
  • Peru

Destaque especialmente para os Estados Unidos, que passaram de 4º principal comprador para a 2ª colocação, e Reino Unido, que nem figurava entre os 10 maiores destinos e agora está na 6ª posição.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, comemora o aumento de 13% no polo diante do crescimento de 2,5% nas exportações do RS e queda de 1,6% na indústria moveleira nacional. Ele avalia que o volume de exportações moveleiras tende a se ampliar ainda mais nos próximos meses. Atualmente, o mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 170 bilhões, sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado. “Existe um grande potencial para as exportações e muitas exigências de preparação e investimento para realizar negócios com o mercado externo, muito em função da alta concorrência e exigência de competitividade internacional”, afirma.

Treinamento em exportações sobre a escolha do mercado alvo internacional

A escolha dos mercados-alvo internacionais é um dos aspetos cruciais no processo de exportação. Assim sendo, seguindo o programa Conhecimento para Exportar, o Sindmóveis promove um treinamento sobre a escolha do mercado-alvo internacional, ministrado pelos consultores de exportações Ana Cristina Schneider e Eduardo Santarossa.

Nesse encontro, dia 02 de outubro, eles vão apresentar as barreiras comerciais, riscos apresentados pelo país-alvo e custos de frete – alguns dos aspectos a serem considerados na tomada de decisão. O treinamento é gratuito e voltado a empresas do setor moveleiro.

 

Programa Conhecimento para Exportar

Treinamento “Seleção do mercado alvo internacional”

Instrutores: Ana Cristina Schneider e Eduardo Santarossa

 

Data: 02 de outubro

Horário: 9h às 11h

Local: Sindmóveis

Inscrições até 30/09

Inscrições pelo link www.sindmoveis.com.br/programa

Fontes:

Publicado em: 2019-09-24

Leia também: