Como maior feira moveleira da América Latina para o lojista e importador, a Movelsul Brasil 2020 é um espaço para grandes negócios – além de fonte de inspiração e novas ideias com projetos especiais como o Prêmio Salão Design. Durante a feira, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves, o estande do Prêmio estará em destaque no pavilhão A, trazendo os vencedores da 23ª edição.

Além da mostra de produtos, no dia 18 de março será realizada a cerimônia de premiação com presença de jurados e designers. Criado há 32 anos pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o Prêmio Salão Design é o grande prêmio brasileiro de design de mobiliário. Mais que uma vitrine de tendências, é um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e apresentando ao mercado peças com diferencial competitivo.

O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, salienta que, depois de uma pausa em 2019, o prêmio teve uma edição totalmente renovada neste ano, com mudanças de categorias, jurados e no formato de avaliação dos produtos concorrentes. Em 2020, há um conjunto inédito de vencedores vindos de diversos estados brasileiros – Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Uruguai. Entre premiados, menções honrosas e categorias especiais, são 16 agraciados em cinco categorias, chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas.

A organização optou por convidar dois grupos distintos de jurados. Para a primeira etapa de avaliação dos inscritos, foram convidados jurados técnico-funcionais, formado por acadêmicos e profissionais do design. Esse grupo foi formado pela diretora técnica no Centro Brasil Design, Ana Brum; a professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1 Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário Ricardo Dal Piva e a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores Silvana Carminati Heckman.

Na segunda etapa de julgamento, entrou em cena um novo grupo de jurados, dessa vez com uma pegada estético-criativa. Eles estiveram reunidos em Bento Gonçalves para a avaliação presencial dos finalistas e escolha dos vencedores. Os jurados dessa fase foram a crítica, historiadora e curadora de design Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o designer multipremiado, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a diretora de conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu.

Com patrocínio de Berneck, Interprint do Brasil e Brasmacol, o Prêmio Salão Design vem sendo realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). O prêmio nasceu como projeto paralelo da feira Movelsul Brasil e, em sua trajetória de 32 anos, já teve 15.040 projetos inscritos. Para conhecer a lista completa dos vencedores dessa edição, acesse wwww.salaodesign.com.br.

 

Serviço

Prêmio Salão Design na Movelsul Brasil 2020

Mostra de vencedores de 16 a 19 de março de 2020, das 12 às 19h

Cerimônia de premiação dia 18 de março, às 18h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional.

 

Siga o @premiosalaodesign nas mídias sociais!

Fontes:

Publicado em: 2020-03-05

Leia também: