A redução temporária do IPI para móveis anunciada no dia 26 de março e com vigência até o próximo sábado, 30, trouxe bons resultados para a indústria moveleira de Bento Gonçalves. Os dados parciais de abril e maio mostraram um crescimento de 8% no faturamento comparado ao mesmo período de 2011. No mês de maio, o faturamento foi de R$ 213,11 milhões, o que significou um crescimento nominal de 10,7% em relação a maio do ano passado.
Com esses dados, o polo moveleiro de Bento Gonçalves registrou, nos cinco primeiros meses do ano, um crescimento nominal de 11,1% em comparação ao ano passado, números superiores aos 8,6% obtidos pela indústria moveleira gaúcha.
Segundo Cátia Scarton, presidente do Sindmóveis, a redução do IPI possibilitou o crescimento do setor moveleiro superando as adversidades do momento econômico percebida em outros segmentos da indústria. Cátia ressalta a importância da isenção ser estendida até setembro: "A prorrogação é decisiva para que possamos continuar contribuindo na geração de empregos e renda e acompanhando a crescente demanda da população por móveis comprovada pelo crescimento do varejo, também de forma que possamos concorrer com os importados.", concluiu.
Fontes:
Publicado em: 2012-06-27