Ao todo, projeto já participou de 12 ações em todo o mundo. Programação do ano encerra com seminário na Colômbia.

Realizada de 23 a 25 de outubro, a Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Suprimentos e Serviços para a Indústria da Madeira, Móveis, Carpintaria e Placas – Fenafor Peru – encerra o calendário anual de feiras do Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações. Promovido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto terá um estande de 72 metros para exposição de 10 empresas participantes: Akeo, Artecola, Crippa, Jimo, Joelini, Promob, Renner Sayerlack, Rometal, Tecbril e Tramontina.
A Fenafor ocorre de dois em dois anos, em Lima, e essa será a quinta edição. Essa é a principal feira de fornecedores realizada no Peru, tendo como público principalmente fabricantes de móveis, indústria da madeira, distribuidores, designers, decoradores, arquitetos, marceneiros, estudantes e engenheiros. Cerca de 45% dos expositores são estrangeiros.  
O estande na Fenafor será o primeiro do projeto a explorar a nova marca da Apex-Brasil, Brasil Beyond, que tem como objetivo comunicar as qualidades de um país forte e comprometido, que entrega negócios relevantes para o mundo. Por meio de uma comunicação instigante e baseada em viradas criativas, a iniciativa propõe novas leituras para a imagem que o país já construiu no exterior. O Orchestra Brasil vai explorar o slogan “Brasil Beyond Furniture”, valorizando a inovação e o design dos fornecedores brasileiros para a indústria do mobiliário.
Além da participação com estande, no dia 23, o projeto promove um jantar de confraternização entre as empresas expositoras, importadores convidados, imprensa peruana e equipe da Apex-Brasil.
 
Mais sobre o Peru
País destaque na América Latina, com crescimento robusto e estável nos últimos anos, o Peru também possui uma das melhores projeções de crescimento da região para os próximos anos. De acordo com previsão do FMI, o crescimento do PIB do país será superior a média mundial das economias emergentes e da América Latina e do Caribe entre 2014 e 2019. O crescimento da construção e, em especial, o desenvolvimento da indústria moveleira peruana, considerando também as importações do setor, fazem com que o país seja um dos mercados prioritários para as empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil. Em 2013, as importações peruanas de produtos das empresas participantes do projeto foram mais de quatro vezes superiores aos valores apurados em 2010.
 
Mais sobre o Projeto Orchestra Brasil
 
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 73 empresas e 42 estúdios de design. Os mercados-alvo para a indústria no biênio 2014/2015 são África do Sul, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Turquia. O núcleo de design atua com ênfase nos Estados Unidos.
Com a participação na Fenafor, o Projeto Orchestra Brasil esteve presente em 12 ações comerciais, como feiras e missões prospectivas, em todo o mundo, ao longo de 2014. O calendário anual do projeto encerra com um seminário na Colômbia, no mês de novembro. 
 

Fontes:

Publicado em: 2014-10-21

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