O Prêmio Salão Design tem um novo patrocinador: é a empresa Brasmacol, que se une aos apoiadores de longa data Berneck e Interprint para apoiar a principal premiação brasileira de design de mobiliário. A Brasmacol, com sede na cidade paranaense de Chopinzinho, é líder no mercado brasileiro de componentes para móveis em MDF revestido.

Para a empresa, o design é a principal ferramenta para criação de valor e de soluções técnicas e criativas para o setor industrial moveleiro. Patrocinando o prêmio, a Brasmacol deseja dar suporte, incentivar e divulgar o design para que essas inovações possam ser desenvolvidas de maneira integrada com as indústrias, desde o início do processo, gerando produtos e respostas mais assertivas. “Temos a certeza de que o design e os designers são o meio para que a criatividade e a inovação tecnológica se encontrem na indústria, desenvolvendo e agregando maior valor aos móveis brasileiros”, destaca o diretor comercial da Brasmacol, Ronaldo Zanesco.

O Prêmio Salão Design está em sua 23ª edição

Sendo promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988. Nessa edição, o prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes, em cinco categorias: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.

Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas.

Nesse momento, os 104 finalistas aguardam a fase final de julgamento, que será em janeiro de 2020, quando os jurados estético-criativos reúnem-se na Serra Gaúcha para avaliar os produtos em escala real. Esse grupo é formado pela crítica, historiadora de design e autora Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o superpremiado designer com mais de 50 anos de carreira Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a Diretora de Conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu.

A mostra de produtos e cerimônia de premiação irão ocorrer durante a Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves (RS).

CRONOGRAMA DO PRÊMIO SALÃO DESIGN 2020

Entrega dos produtos para a etapa final: dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2020, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h

Etapa final de julgamento: 27 e 28 de janeiro de 2020

Divulgação dos vencedores: 10 de fevereiro de 2020

Mostra dos vencedores e menções: Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves

Cerimônia de premiação: 18 de março de 2020, em Bento Gonçalves

Segunda mostra dos premiados: São Paulo Design Weekend, agosto de 2020

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias sociais: @premiosalaodesign

Fontes:

Publicado em: 2019-11-26

Leia também: