O Ministério da Economia divulgou o saldo de empregos por segmentos nos municípios brasileiros e os números apontam um saldo positivo de 52 novas vagas de emprego em junho deste ano no setor moveleiro de Bento Gonçalves. O número ocorre após queda de 291 postos em abril e 117 em maio. No acumulado de janeiro a junho, o saldo ainda é negativo em 147 vagas quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Esses dados do Caged dizem respeito somente às indústrias localizadas no município de Bento Gonçalves e não a toda região, que contempla, ainda, os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. De qualquer forma, representam a expectativa de uma lenta retomada na atividade moveleira do polo.

A indústria de móveis ainda sente o forte impacto causado pela pandemia do novo Coronavírus no Brasil. As informações de faturamento no mês de maio mostram uma leve diminuição nas perdas para o polo moveleiro de Bento Gonçalves. No acumulado de janeiro a maio, entretanto, a queda ainda é bastante considerável. O faturamento do polo nos cinco primeiros meses de 2020 foi de R$ 656,9 milhões, queda de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho de 2020 vinha sendo positivo quando avaliados apenas os meses de janeiro e fevereiro e, antes da crise, a projeção era de crescimento nesse ano. Considera-se que março e abril tenham sido os piores da história para a indústria moveleira.

Fontes:

Publicado em: 2020-08-04

Leia também: