A semana da Movelsul Brasil, maior feira profissional de móveis da América Latina, começa com o Parque de Eventos de Bento Gonçalves fechado. Previsto para ocorrer de 16 a 19 de março, o evento teve seu adiamento anunciado na última sexta, dia 13, em meio aos preparativos finais por parte dos 251 expositores – empresas de todo Brasil dos segmentos de alta escala, decoração, planejados e mobiliário corporativo, além de tecnologias e serviços ao visitante.

Em termos de público, a Movelsul Brasil esperava cerca de 30 mil visitantes profissionais, incluindo um número expressivo de estrangeiros vindos de, pelo menos, 30 países. Considerando o anúncio da pandemia de Coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os sucessivos decretos governamentais desaconselhando a realização de eventos com agloemrações, a realização do evento tornou-se inviável.

O presidente da Movelsul Brasil, Vinicius Benini, destaca que a feira está trabalhando para minimizar as perdas e apoiar todos os públicos envolvidos – mas é preciso considerar que o adiamento da Movelsul é uma decisão em favor da vida, amparada por decretos municipais e estaduais recentemente publicados. “Essa decisão teve o objetivo de preservar a saúde dos próprios expositores da feira, visitantes, importadores, prestadores de serviço e comunidade em geral. Em nova data, teremos uma Movelsul ainda mais fortalecida e com grandes negócios para o setor moveleiro”, ressalta.

Esse é um capítulo inédito na história da feira e sua entidade promotora, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Nunca antes nos 43 anos da Movelsul Brasil, a feira foi adiada – especialmente com a montagem em situação adiantada. O ano de 1981 foi o único em que a organização do evento decidiu pela sua não realização em virtude da severa crise econômica que assolava o país naquela época, mas isso ocorreu ainda na fase de planejamento da feira. Com isso, a terceira edição da Movelsul foi realizada no ano de 1982 e o calendário da feira, que é bienal, ajustou-se para os anos pares.

A organização da feira está estudando uma nova data e todos os canais oficiais do evento serão prontamente atualizados a respeito assim que haja uma decisão. A Movelsul Brasil tem o patrocínio de Banrisul e Sayerlack.

 

Mais sobre a Movelsul

A Movelsul Brasil é a maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador. Promovida pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1977, a Movelsul Brasil orquestra um ambiente de vendas e incremento de imagem para a indústria de móveis, decoração e complementos. A feira vem promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando as relações comerciais entre a indústria e seus clientes e incentivando as exportações através de ações direcionadas ao mercado internacional, consumidor do móvel brasileiro.

 

Fontes:

Publicado em: 2020-03-16

Leia também: