Segunda maior economia da América do Sul, a Argentina é um dos mercados mais importantes para os fornecedores brasileiros da indústria moveleira, posicionando-se entre os principais compradores de acessórios, componentes, máquinas, ferramentas, acabamentos, matérias-primas, insumos e tecnologia “made in Brazil”. Para fomentar parcerias comerciais com o país vizinho e manter as já existentes, o Orchestra Brasil – projeto de exportação gerido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e atração de investimentos (ApexBrasil) – levará 18 empresas à feira Fitecma 2022, que ocorre de 13 a 16 de julho, em Buenos Aires.

Somente em 2021, o setor brasileiro de móveis, incluindo peças prontas e suprimentos, exportou aproximadamente US$ 497,3 milhões para a Argentina – colocando o país na segunda posição entre os que mais importam do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Considerando a relevância desse mercado, a coordenadora do Orchestra Brasil, Ana Cristina Sant’anna Schneider, ressalta que participar da Fitecma será um passo estratégico para reforçar e prospectar parcerias. “Um dos grandes diferenciais do projeto é o apoio tanto a empresas que já têm experiência com exportações e buscam outros posicionamentos quanto àquelas que estão iniciando sua internacionalização. Portanto, a presença na feira vai ser uma vitrine com forte potencial de negócios para fornecedores de diferentes nichos e portes”, explica.

Neste mercado, embora com adversidades políticas, o projeto conta também com forte apoio da Embaixada do Brasil e órgãos locais. Um exemplo é a Cambras (Cámara de Comercio, Industria y Servicios Argentino Brasileña de la República Argentina), que oferecerá aos participantes do projeto um encontro com palestras de especialistas e um advogado para orientar sobre os negócios no país.

As empresas estarão alocadas em dois estandes. No Pavilhão 2, que reúne expositores de máquinas e ferramentas, participarão Allparts, Crippa, Lidear, LRB, Lufati, Projepack, Tecbril e Wirutex. No Pavilhão 4, voltado para componentes, estarão Brasmacol, Cardenas, CPI Tegus (Cruzeiro), Farben, Gerlucc, Joelini, Portas Barreto, Renner, Rochesa e Rometal.

Fontes:

Publicado em: 11/07/2022

Leia também: